Maria de Melo

Artigos

A experiência de ser psicoterapeuta
A experiência de ser Psicoterapeuta
 veja mais
Profissão e maternidade
Uma análise profunda das questões envolvidas nas funções maternidade e vida profissional da mulher moderna. Como conseguir uma presença forte, uma relação com a criança, que tenha qualidade suficiente para oferecer a nutrição afetiva adequada para a evolução física e emocional do filho?
 veja mais
Artigo: Os sonhos em vegetoterapia
Um estudo inovador sobre os sonhos na visao reichiana.
 veja mais
Artigo: Mamãe está cobrando!
No velho jogo da culpa, até sentimentos como o amor e a generosidade vão se transformando em outras tantas formas de controle e domínio. Vão produzindo mal-estar em vez de alegria. Por isso, é muito importante situar e esclarecer o sutil jogo da culpa nas relações humanas.
 veja mais
Artigo: É possível mudar a cabeça sem mexer no corpo?
Pensar, sentir, tocar – em tudo o que fazemos está presente o corpo. Hoje, eu não imaginaria mais trabalhar com o ser humano sem ter como caminho o corpo. Não se trata de jogar fora a cabeça, mas de integrá-la às outras partes do corpo.
 veja mais
Artigo: Comunicação: Uma necessidade Vital
Nesta era que tanto se valoriza as comunicações, dois fatos chamam a atenção. Um deles é a pouca ou nenhuma consciência que cada um de nós tem de sua dificuldade para se comunicar. O outro é a frequência com que a descomunicação acontece justo com as pessoas mais íntimas, com as quais, aparentemente, teríamos todas as condições para uma boa troca.
 veja mais
Artigo: Assumir-se, parar em pé
Viver dependendo, sem pernas próprias, é no fim muito doloroso. Especialmente nos tempos de grandes crises... O adulto precisa realizar, mostrar. Estar de pé, nas próprias pernas, é experimentar o prazer da verdadeira liberdade, ser dono de si mesmo e do seu destino
 veja mais
Artigo: Pedra Estrelinha
Em 1994, formava-se a primeira turma de psicoterapeutas da Sovesp. Na Serra da Cantareira o dia amanheceu iluminado e a casa de Maria Alice e Sérgio Vassimon, mais tuma vez, nos acolhia e se fazia cenário adequado, cheio de beleza e carinho, de um momento significativo para todos nós. O texto abaixo é o discurso de formatura que fiz para esta primeira turma. Decidi publicá-lo aqui para estendê-lo à toda a tribo de vegetoterapeutas da Eola, e compartilhar a esperança de que consigamos viver e conviver a partir de nosso cerne, do melhor de nós.
 veja mais
Artigo: As vantagens e os limites da liberdade infantil
A educação atual exige dos pais e educadores uma postura muito mais flexível do grupo do que no passado. Nem rígida nem libertária. Só assim é possível formar indivíduos com senso crítico e capacidade de decisão.
 veja mais
Coragem de crescer - entrevista por Eva Spitz
Em Coragem de Crescer, Sonhos e Histórias para Novos Caminhos, Maria de Melo Azevedo reúne, em tom confessional, relatos pessoais, mitos gregos, cinema e literatura a histórias de casos de seus pacientes e amigos. O objetivo, plenamente alcançado, é dirigir-se não só a terapeutas, mas a todas as pessoas que estejam em busca do autoconhecimento e de se transformar, evoluir.
 veja mais
Maria de Melo
O sertão é o mundo e o mundo é o sertão se buscarmos o nosso cerne; somos a humanidade, uma só alma.
Atividades
AGO/2015 - Grupo de Análise Reichiana: "realmente um curso avançado dentro do quadro da psicoterapia no mundo moderno."
A coragem de crescer
Uma nova dimensão no caminho de evolução pessoal. Desenvolve a intuição, o entender seus sonhos.
Consultório: Alto de Pinheiros - São Paulo - Tel: (11) 3021-0003 - Cel: (11) 99229-2293
Maria de Melo