Maria de Melo Azevedo é formada em Psicologia pela USP  (CRP 06/1114), com especializações e experiência profissional no Brasil e no Exterior. Desenvolveu ao longo de mais de 30 anos de atuação, um trabalho que concilia harmoniosamente linhas como o psicodrama, psicoterapia corporal, análise reichiana (da qual foi uma das pioneiras no País). A teoria quântica e dos sistemas são referências significativas de sua abordagem. Uma base importante desta metodologia é considerar todos os aspectos da realidade – físico, emocional, mental e espiritual, enxergando o ser humano integralmente, em todas as suas dimensões.

Maria de Melo desenvolveu uma nova e pioneira abordagem para o trabalho com os sonhos, sendo esta uma de suas especialidades.

Maria de Melo é coordenadora do NuPsi (Núcleo de Psicologia Integrada), fundadora e conselheira da Sovesp (Sociedade de Vegetoterapia de São Paulo). Além do recém-lançado “A Coragem de Crescer” (Editora Ágora), ela é autora de mais de 30 artigos publicados e coautora de várias outras obras.