A CORAGEM DE CRESCER

Sonhos e histórias para novos caminhos

Com linguagem simples e experiência de mais de três décadas, a psicoterapeuta Maria de Melo encoraja o leitor a promover mudanças na vida. No livro A coragem de crescer, lançamento da Editora Ágora, ela mostra que as mudanças nem sempre são fáceis, o caminho da evolução pessoal nem sempre é suave, mas o autoconhecimento, a intuição e a capacidade de superar dificuldades podem ajudar nessa jornada.

 

O grande dilema é: como acessar e utilizar essas ferramentas no cotidiano? No livro, a autora se dirige àqueles que buscam entender melhor a si mesmos e aos que os cercam, usando principalmente os sonhos para despertar a consciência de cada um.

Não se trata, porém, de um livro de autoajuda – no sentido mais superficial do termo. A ideia é nos fazer enxergar nossas fontes de energia, nossos talentos únicos. Mostrando que nem sempre a racionalidade e a lógica são as respostas, a autora utiliza os sonhos como um canal de comunicação intuitivo e natural.

 

 

Segundo Maria, ao nos revelar a linguagem do psiquismo, os sonhos iluminam não apenas os dilemas ou as oportunidades que atravessamos no momento, mas também a forma como nossa alma encara essas situações. “Nos sonhos estão refletidos os lados mais intrincados da vida e também os caminhos mais valiosos para uma consciência maior do que se passa”, diz a psicoterapeuta.

 

 

Dividida em quatro partes, a obra pretende compor esse mutirão de esperança na criação de um novo campo de transformação emocional. “Os sonhos são bússolas sensíveis que apontam constantemente a direção que estamos tomando, na vida pessoal e no planeta. Também podem revelar com muita antecedência o padrão de funcionamento que nos levará a adoecer, sugerindo como mudá-lo. Assim, temos de aprender a entendê-los, conhecer seus códigos de acesso”, afirma a autora nos capítulos em que demonstra como se tornar um bom sonhador.


***